Tripalium

Etimologicamente, esta é a origem latina da palavra trabalho. O TRIPALIUM foi originalmente um instrumento usado nas quintas, consistindo em três paus afiados cravados no chão, aos quais se amarravam os animais durante os trabalhos de parto, a marcação a ferro quente ou em intervenções veterinárias. Destas funções, evoluiu para uma utilização como instrumento de tortura, durante a Idade Média, caindo em desuso perante a sofisticação torturadora da Inquisição. É de salientar que o trabalhador seria então o torturador e não a vítima como hoje a conhecemos.

Ao serem expulsos do Paraíso, Adão foi condenado por Deus a trabalhar e Eva a sofrer as dores do trabalho de parto.

Também a palavra inglesa travel, que descende do francês travail, tem o sentido original de sofrimento antes de adquirir o significado actual de viagem, embora esta possa ser utilizada metaforicamente como a jornada de provações até atingir um objectivo ou recompensa.

LER…

1. Memórias

Anúncios

2 responses

18 11 2008
etimologia 0 « paulo s resende

[…] Um bom exemplo é a palavra trabalho. […]

19 06 2009
Roberto Marques

À concepção social de “sofrimento”, somou-se a falsa crença religiosa do trabalho como “castigo pelo pecado”. Os que defendem esta tese costumam invocar a maldição divina do trabalho depois da queda de Adão. A punição, porém, não está no trabalho em si, mas nas duras condições em que seria realizado. Essa é a maldição da terra – “maldita é a terra” – e não do trabalho.
Ainda hoje o trabalho está associado a algo ignóbil, penoso e difícil. É sinônimo de servidão, exploração, monotonia, salário mínimo, desemprego, necessidades.
O trabalho também não é uma “guerra” que mutila, destrói e deixa traumas terríveis. Trabalho não é “luta” de uns nocauteando outros. Trabalho não é sinônimo de pecado, escravidão, degradação e sofrimento. Tudo isso é mentira. Trabalho não é assim. A Bíblia ensina que todo trabalho diligente leva ao sucesso (Pv 10.4). Deus deu o trabalho à humanidade quando deu a vida a Adão (Gn 1.27,28). Portanto, o trabalho em si é uma das bênçãos originais de Deus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: